Sustentabilidade
Bem-estar animal
rastreabilidade
As empresas do Grupo Frialto possuem um moderno sistema de rastreabilidade dentro das indústrias. Para isso, conta com um sistema operacional informatizado que dá maior garantia, eficiência e agilidade na execução dos procedimentos.
Veja como funciona o processo:
- A rastreabilidade é iniciada no recebimento do gado, onde são conferidas as informações documentais.
- Durante o abate, cada carcaça recebe uma numeração e uma etiqueta com todos os dados daquele animal (peso, idade, sexo, habilitação, etc), através da qual a carcaça é acompanhada em todo processo produtivo.
- Após a desossa, os produtos são endereçados e mapeados durante o processo de congelamento e estocagem.
- Durante o carregamento, cada caixa é submetida à leitura óptica para ser liberada para o embarque.
garantia de qualidade
Área de importância fundamental para todo o processo produtivo Frialto, a Garantia de Qualidade conta com profissionais qualificados que estão em constante aperfeiçoamento e busca pela excelência. A equipe realiza rotineiramente auditorias e monitoramentos para verificar a correta execução de todas as atividades que vão desde o recebimento do gado até o embarque do produto final, bem como o atendimento aos padrões de qualidade exigidos pelos nossos clientes.
O sistema de qualidade possui suporte documental que reflete a política, a organização, as ações e a estratégia da empresa. Veja os programas de qualidade que norteiam essas atividades:
-
BPF (Boas Práticas de Fabricação)
É um conjunto de normas adotadas a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos produzidos com os regulamentos técnicos.
-
PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional)
São normas e procedimentos desenvolvidos, implantados e monitorados que garantem a higiene das instalações, equipamentos e utensílios utilizados antes, durante e após o processamento da carne.
-
APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)
Ferramenta que identifica e controla perigos químicos, físicos e microbiológicos que possam colocar a saúde do consumidor em risco e se aplica a todas as linhas de produção.
-
MI (Manutenção Industrial)
Programa de manutenção preventiva de equipamentos e instalações que evita paradas de produção por falha no funcionamento de equipamentos.
-
AH (Abate Humanitário)
Conjunto de procedimentos técnicos e científicos que garantem o bem-estar dos animais desde o embarque na propriedade rural até o abate no frigorífico.
-
AI (Auditoria Interna)
Periodicamente a equipe de qualidade realiza auditorias de processos e procedimentos para verificar a eficácia dos controles e identificar melhorias nas normas e procedimentos vigentes.
-
CIP (Controle Integrado de Pragas)
Sistema que incorpora ações preventivas e corretivas destinadas a impedir que pragas gerem problemas às linhas de processamento e à fábrica como um todo.
-
MRE (Material de Risco Específico)
Programa implantado para prevenir contaminações aos produtos alimentícios produzidos pela Frialto pelos materiais considerados de risco para BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina).
-
PSO (Procedimento Sanitário Operacional)
São as normas para a realização das operações da indústria em todas as áreas de manipulação de alimentos.
-
Credenciamento de fornecedores de matéria-prima, insumos e serviços
Todos os parceiros do grupo são submetidos à inspeção para verificação de política e procedimentos e para ajustar o fornecimento dentro dos padrões Frialto.
-
Programa de treinamento
Todos os colaboradores, supervisores e gerentes são submetidos a treinamentos periódicos conforme cronograma anual para aprimorar seus conhecimentos e melhorar o desempenho de cada setor da empresa.
A Vale Grande Indústria e Comercio de Alimentos S/A se compromete a:
- Garantir a qualidade e segurança de seus produtos;
- Focar na melhoria continua de todos os processos;
- Atender plenamente as especificações e legislações de qualidade;
- Atuar eticamente e responsavelmente para com seus clientes;
- Manter o compromisso e envolvimento da alta direção;
- Disponibilizar capital humano, técnico e financeiro;
- Trabalhar com foco na saúde e segurança dos trabalhadores;
- Manter sempre a consciência ambiental e sustentabilidade ecológica;
- Atender todos os padrões globais de segurança dos alimentos.
serviço de inspeção federal
Todos os produtos de origem animal devem ser submetidos à inspeção veterinária realizada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Ciente de sua responsabilidade, todas as unidades do Grupo Frialto contam com um Serviço de Inspeção permanente composto por médicos veterinários do Ministério da Agricultura bem como inspetores qualificados para a execução de toda rotina de inspeção dentro da indústria.